Frase do Dia

"O silêncio também fala, fala e muito! O silêncio pode falar mesmo quando as palavras falham." Osho


"O silêncio é tão rico de palavras que ensinam os teus ouvidos a ouvirem teus segredos." William Senna

sábado, 25 de dezembro de 2010

Livros sobre a vida dos Surdos

Para aqueles que tem interesse, curiosidade em conhecer mais, se aprofundar no Mundo dos Surdos e na Cultura Surda, recomendo os seguintes livros:


As imagens do outro sobre a cultura surda. Karin Strobel.  
Florianópolis: Ed. da UFSC, 2008.



Nesta jornada trazida por Karin Strobel, os leitores chegam ao fim para construir um outro olhar sobre os surdos. Os surdos, portanto, fazem parte de um acontecimento que é compartilhado pela autora por meio destas trilhas.






O Vôo da Gaivota. Emmanuelle Laborit. São Paulo: Ed. Best Seller.





"A gaivota cresceu e voa com suas próprias asas. Olho do mesmo modo com que poderia escutar. Meus olhos são meus ouvidos. Escrevo do mesmo modo que me exprimo por sinais. Minhas mãos são bilíngües. Ofereço-lhes minha diferença. Meu coração não é surdo a nada neste duplo mundo..."   Emmanuelle Laborit 



Neste livro, Emmanuelle Laborit mostra porque é uma mulher especial. Com seu talento, ela superou a limitação da surdez absoluta para alçar vôos gloriosos e felizes como atriz e escritora. As dificuldades, longe de a empurrarem ao fracasso, a encheram de energia, ampliaram sua vontade e a levaram ao sucesso!


Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Oliver Sacks.
São Paulo: Companhia das Letras, 1998.


"Os surdos podem comunicar-se mais facilmente e com maior precisão pela Língua de Sinais, porque o cérebro deles se adapta para esse meio e, se forçados a falar, nunca conseguirão uma linguagem eficiente e serão duplamente deficientes."    Oliver Sacks 



“Numa incursão pelo universo dos surdos, Oliver Sacks preocupa-se não simplesmente em apresentar ao leitor a condição daqueles que não conseguem ouvir. Acompanhando a história, os dramas e as lutas dessas pessoas, o leitor será levado a olhar para o seu próprio cotidiano de um modo diferente.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário