Frase do Dia

"O silêncio também fala, fala e muito! O silêncio pode falar mesmo quando as palavras falham." Osho


"O silêncio é tão rico de palavras que ensinam os teus ouvidos a ouvirem teus segredos." William Senna

sábado, 25 de dezembro de 2010

Cultura Surda, o que é?

O essencial é entendermos que a cultura surda é como algo que penetra na pele do povo surdo que participa das comunidades surdas, que compartilha algo que tem em comum, seu conjunto de normas, valores e de comportamentos.

Devido às proibições de compartilhar uma língua cultural do povo surdo em resultado emitido pelo Congresso Internacional de Educadores de Surdos ocorrido em Milão, na Itália, em 1880, o uso de Língua de Sinais foi definitivamente banido a favor da metodologia oralista nas escolas de surdos. Daí em diante os alunos surdos foram proibidos de se comunicar usando a Língua de Sinais. O oralismo venceu a Língua de Sinais, que sofre preconceito até hoje.
A história se modificou com o trabalho de Willian Stokoe, o primeiro a pesquisar sobre a Língua de Sinais, um lingüista norte-americano e seu grupo de pesquisa que em 1965 publicou a celebre obra “A Dictionary of American Sign Language on linguistic principles”, na qual estudou e divulgou a Língua de Sinais Americana (ASL).
Seu trabalho incentivou o surgimento de vários outros estudos lingüísticos e mostrou que a língua faz parte da cultura e da comunidade surda.

A lingüista surda, Carol Padden (1989), estabeleceu uma diferença entre a cultura e comunidade.
Cultura - “Conjunto de comportamentos de um grupo que tem sua própria língua, valores, regras de comportamentos e tradições”.
Comunidade - “É um sistema social geral, no qual as pessoas vivem juntas, compartilham metas comuns e partilham certas responsabilidades umas com as outras."

Para esta pesquisadora, “uma Comunidade Surda é um grupo de pessoas que mora em uma localização particular, compartilha as metas comuns de seus membros e, de vários modos, trabalha para alcançar estas metas.” Portanto, em uma Comunidade Surda pode haver também ouvintes, surdos que convivem com os dois mundos: ouvinte e surdo; e surdos que não convivem com outros surdos, pois convivem mais com o mundo dos ouvintes.
Já “a Cultura da pessoa Surda é mais fechada do que a Comunidade Surda. Membros de uma Cultura Surda se comportam como as pessoas surdas, usam a língua das pessoas Surdas e compartilham das crenças das pessoas Surdas entre si e com outras pessoas que não são Surdas.” 

Ser Surdo é saber que pode falar com as mãos e aprender uma língua gestual-visual, através dessa, é conviver com pessoas que, em um universo de barulhos, deparam-se com pessoas que estão percebendo o mundo, principalmente, pela visão, e isso faz com que elas sejam diferentes e não necessariamente deficientes.
A diferença está no modo de perceber o mundo e gerar valores que influenciarão no comportamento e tradição sócio-interativa. Este modus vivendi denomina-se Cultura Surda.

Resumindo, Perlin (2003) afirma:
“Cultura Surda é jeito surdo de ser, de perceber, de sentir, de vivenciar, de comunicar, de transformar o mundo de modo a torná-lo habitável.” 



Referências Bibliográficas:

FELIPE, Tanya A., MONTEIRO, Myrna S. LIBRAS em contexto: curso básico, livro do professor instrutor. Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos, Brasília: MEC, SEEP, 2001.

STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2008.





Um comentário:

  1. Profa. Betty,
    Qual a diferença entre "oralismo" e "língua de sinais" na metodologia de ensino da linguagem para os surdos?

    ResponderExcluir