Mês que marca a lembrança das pessoas surdas, de suas lutas e conquistas. Alia-se a cor azul, que simboliza a comunidade surda em todo o mundo e está presente no laço que representa o conceito de SER SURDO.
A Fita Azul
Desde então, tornou-se parte da cultura surda usar uma fita azul. Este símbolo "engloba uma história, uma cultura, uma língua, um povo, representa a opressão enfrentada pelas pessoas surdas ao longo da história, representa as suas silenciosas vozes em um mar de línguas faladas.“
A cor azul foi escolhida para representar "O Orgulho Surdo", para homenagear todos os que morreram depois de serem classificados como "surdo" durante o reinado da Alemanha nazista.
Ao recordarmos a opressão dos Surdos no passado e hoje, está se tornando claro para um número maior de pessoas que os Surdos podem fazer qualquer coisa, exceto ouvir.
Aqueles que usam a fita azul têm orgulho em mostrar um pouco de sua própria cultura: “A Cultura surda”.
"Surdez não é uma deficiência, mas uma cultura".
Dia 10/09 – Dia Mundial das Línguas de Sinais
Em todo o mundo ocorrerá atividades, com o objetivo de valorizar o respeito e promover o reconhecimento das línguas de sinais em diferentes países, lembrando da marca deixada na história dos surdos com a proibição às línguas de sinais imposta pelo Congresso de Milão de 1880.
Dia 26/09 – Dia Nacional do Surdo
Data reconhecida pela lei 11.976/2008 e escolhida em homenagem à fundação da primeira escola de surdos do Brasil (INES).
Diversas atividades sociais e políticas serão realizadas em todo o país, na defesa dos direitos dos surdos.
Dia 30/09 – Dia Internacional do Surdo
O Dia Internacional do Surdo é comemorado por membros da comunidade surda de todo o mundo (surdos e ouvintes) no dia 30 de setembro ou no último domingo do mês de Setembro de cada ano, com objetivo de relembrar as lutas da comunidade ao longo das eras, como por exemplo, a luta em prol do reconhecimento da língua gestual nos diversos países do globo.
O SETEMBRO AZUL prevê Seminários, Palestras, Apresentações Teatrais, Passeatas, Audiências Públicas, Exposições, Festas etc. nos diversos estados brasileiros.
FONTES: